IBGR

ÍNDICES DE GOVERNANÇA MUNICIPAL IGM-CFA NA NOVA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Capacitar gestores públicos municipais para que tenham uma visão sistêmica e holística de sua administração, utilizando-se das métricas de avaliação do seu município, de acordo com os Índices de Gorvenança Municipal do Conselho Federal de Administração – IGM/CFA, auxiliando-os a entender, por meio de dados consolidados, quais as boas práticas estão refletindo na vida dos cidadãos e quais as possíveis oportunidades de melhorias para os municípios.

175 alunos matriculados

Descrição:

Mudança e aprendizagem nas organizações. A intervenção e o diagnóstico nas organizações públicas. Indicadores de desempenho em cada uma das dimensões. A implementação de mudanças. Modelos de gestão e metodologias para melhoria dos serviços públicos: qualidade total, reengenharia, sistemas de ouvidoria, BSC, avaliação da satisfação dos usuários, benchmarking.

A metodologia utilizada na ministração dos cursos é a “Learning by Doing”, que siginifica “Aprender Fazendo”, dessa forma, as aulas serão ministradas utililziando-se do próprio ambiente de trabalho, partindo da realidade da sua situação na gestão, levando os cursistas a entenderem a necessidade de Planejamento e Estudo e Análise dos indicadores de resultados para melhor atender a população local. Ao analisar os Índices de Gorvenança Municipal do Conselho Federal de Administração -IGM/CFA, que é construído com base em uma cadeia de valor cujo objetivo final é a entrega de bens e serviços à população, estudaremos a primeira dimensão analisada que é Finanças, pois trata da gestão fiscal dos recursos financeiros; em seguida temos Gestão, que trata de ferramentas e ações que facilitam o controle e planejamento dos recursos; e por último Desempenho, que mostra a entrega efetiva à sociedade. Seguiremos este fluxo no estudo dos índices, sempre esmuiçando cada indicador pertecente às respectivas dimensões. Para tanto, utilizaremos a ferramenta de “Bussines Inteligence”, que siginifica “Inteligência Artificial”- da Microsfot Power BI, para verificação dos dados analisados. No decorrer do curso será utilizado a ferramenta “Simulador de Resultados IGM 2023”, que visa simular notas para o ano corrente, utilizando como base os dados IGM 2023. Com essa simulação, os alunos poderão estabelecer metas de melhoramento de seus índices, ajudando-os assim, a focar na busca de melhores indicadores para o município, dessa forma, será sempre motivado a busca de benchmarking de realizações que deram certo em outros municípios que tiveram índices melhores, comparados com a sua localidade.  

Obter curso

LOGIN