IBGR

Vamos APRENDER juntos !!

PALESTRANTES CONVIDADOS

Flávio Feitosa é Bacharel em Ciência da Computação pela UFCG, com especialização em Docência do Ensino Superior e Mestre em Gestão do Conhecimento pela Universidade Católica de Brasília. É profissional credenciado pelo PMI dos EUA (PMP). Atua há mais de vinte anos como docente, consultor e gestor em modelos de governança e gestão. Atualmente é Coordenador de Governança de Tecnologia da Informação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é Vice-Presidente da Rede Governança Brasil e pesquisador em Transformação Digital da Universidade de Brasília (UnB).

Terence Lessa é Administrador, Contador, Especialista em Gestão Pública e em Contabilidade Gerencial, Mestrando em Administração Pública (IDP). Diretor Técnico do IBGR; Diretor da MGPP Soluções em Gestão de Resultados.

Marilene Matos é Diretora de Comunicação da Alumni Direito Unb
Doutoranda e Mestre em Direito Constitucional pelo IDP. Advogada – Direito Constitucional e Administrativo.
Professora da Graduação e Pós-graduação do IDP; Coordenadora da Pós-graduação em Direito Regulatório da Verbo Jurídico.

Danilo Falcão é Advogado; Pós-graduado em Direito Público; Coautor do livro “Câmara de Vereadores” (Ed. Bagaço, 2013); Autor do livro “Processo e procedimento legislativo municipal com apontamentos práticos ” (Ed. Triunfo,2020); Assessor e Consultor Técnico administrativo, legislativo e jurídico de Câmaras Municipais há mais de 15 anos; Palestrante e professor em cursos, seminários, congressos, oficinas de trabalho há mais de 12 anos, já tendo capacitado mais de cinco mil Vereadores, servidores, assessores do legislativo municipal, advogados; integrante da equipe de palestrantes e consultor técnico legislativo da União de Vereadores do Brasil – UVB; Coordenador do Comitê Legislativo da Rede Governança Brasil – RGB.

José Carlos Rassier é Graduado em sociologia, Unijuí/RS, Diplomado in Desarrolho Local y Regional por la Comisión Económica para América Latina y el Caribe – Cepal/ONU/Santiago-Chile, Especialista em Direito: Tutela dos Interesses Difusos, Coletivos e Individuais – Unama/AM com Habilitação para Docência do Ensino Superior, Especialista em Governabilidade Eletrônica Local – UIM / Granada/Espanha, Maestria in Administración y Gestión Publica Universidade Carlos IV – Madrid – Espanha, Member Center for Studies in Democracy and Culture – University of Oklahoma. Livro publicado na Espanha pelo Instituto de Investigación urbana y Territorial

Fábio Macedo é  Ex. Diretor da Câmara de Gestão Pública CFA (2019-2022) – CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Graduação em Administração (2007); – Pós-Graduado em Finanças, Auditoria e Controladoria (2009); – MBA em Gestão Pública Com Ênfase Em Controle Externo (2011); – MBA Governança Pública (Cursando); – Graduação em Direito (2015); – Consultor, Instrutor e Palestrante junto ao Sistema S – SENAC, SESC, SESI e SEBRAE, Central Universitária e Outras Instituições à Convite (Desde 2008); – Servidor Público de Carreira do Estado do Acre no Cargo de Administrador (Desde 2012). – Ex. Presidente do CRA-AC (2015-2018).

Heleno Rocha é Professor universitário de graduação e pós-graduação, Palestrante do CRC-BA, Consultor, Contador, Perito, Auditor nos Processos de Administração de Pessoal e RH, Especialista em eSocial, Pós-Graduado em Perícia Contábil, tendo atuado como consultor da FVC Consult. Vem contribuindo com algumas das mais renomadas IES da Bahia: UCSAL, UFBA, UNEB, UNIME, UNIFACS, UNIJORGE, Visconde de Cairu e mais. Foi coordenador de RH e consultor de diversas empresas nacionais e internacionais nos mais variados segmentos, atuando na área Previdenciária e Trabalhista há mais de 20 anos.’

Paulo Sérgio é Especialista em metodologias, processos e tecnologias de gestão para resultados. Professor na área de Gestão de Contratos; Consultor em criação de negócios – Método Contador de Resultados e Governo Digital; Diretor Comercial do IBGR.

Paulo Alves é Servidor de carreira do Superior Tribunal de Justiça. Presidente da Companhia Brasileira de Governança -CBG. Ex-titular da unidade de Auditoria Operacional e de Governança do Conselho da Justiça Federal. Bacharel em Direito, Pós-Graduado em Direito Administrativo Contemporâneo, Mestrando em Ciências Jurídicas (Master of Science in Legal Studies) com concentração em Riscos e Compliance pela Ambra University – Florida/EUA. Extensões em Auditoria Governamental, Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos pelo ISC/TCU e Tutoria e Docência pelo CEJ/CJF. Instrutor de capacitações em Gestão Pública, Governança, Gestão de Riscos e Auditoria Governamental. Professor de Direito Administrativo em instituições privadas de ensino. Professor convidado da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, da Escola da Advocacia Geral da União – EAGU, da Escola Superior do Ministério Público – ESUMP, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados – CEFOR, da Escola Paulista de Magistratura – EPM, da Escola Corporativa da FIOCRUZ e do Instituto Latino-americano de Governança e Compliance Público – IGCP. Professor de pós-graduação da Faculdade Amadeus, da Faculdade CERS, da Faculdade Baiana de Direito e da Gran Cursos. Coordenador do Comitê de Governança das Contratações da Rede Governança Brasil – RGB. Membro-fundador da Associação Latino-americana de Governança – ALAGOV. Membro efetivo do Instituto Nacional de Contratações Públicas – INCP. Membro do Instituto Protege.

André Malheiros é Advogado (sócio do Escritório Malheiros Advocacia) Parecerista e Professor em Cursos preparatórios para Concursos Públicos e Exame de Ordem. Especialista em Direito Administrativo e Ética Profissional do Servidor Público. Coordenador da pós-graduação em Direito Administrativo e Eleitoral da UNIFAN. Membro de ABA Direito Administrativo – Associação Brasileira de Advogados Administrativistas. Membro da comissão de Licitações e contratos da OAB. Professor do Supremo concursos, CP Iuris, curso FORUM, CEJAS, Escola Mineira de Direito, TEC concursos, da UNICORP- Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e da TV JUSTIÇA – STF. Autor do livro Nova Lei de Licitações e Contratos publicado pela Edições Câmara, a Editora da Câmara dos Deputados.

Gladimir Chiele é Advogado, Diretor da Consultoria em Direito Público, Consultor dos Municípios Gaúchos.

Roberta Castro é Superintendente de Governança e Controle Interno no METRO-DF (desde 2019). Advogada e empregada pública de carreira da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. (posse dezembro de 2013 – atualmente cedida ao METRO-DF). Coordenadora do Capítulo de Brasília/Centro-Oeste do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Cursa Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Certificada no Programa de Capacitação Executiva em Governança, Risco e Compliance pela KPMG. Especialista em Governança pela Celso Lisboa. Especialista em compliance pela Celso Lisboa. Especialista em Direito Societário pela Societário Academy. Certificada em Governance Officer pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Certificada em Governança pelo IBGC e pela Fundação Dom Cabral. Certificada em Compliance Anticorrupção pela LEC/FGV (CPC-A). Membro da Comissão de Governance Officer do IBGC. Certificada em Controles Internos e Gestão de Riscos pela QSP. Certificada pela APMG’s Public-Private Partnerships Certification Program em Parcerias Público Privadas (CP3P-F). Certificada pelo INSPER em Investimentos em Parcerias Público-Privadas.

Daniel P. Catelli é Procurador Federal, Mestre em Administração Pública e Especialista em Direito Administrativo. Supervisor Acadêmico do MBA em Governança Pública da Ebradi. Conselheiro do Conselho de Ética da Rede Governança Brasil. Vice-Presidente da Associação Nacional de Compliance – ANACO. É membro da Comissão de Compliance e ESG da OAB/DF. Atuou em cargos de gestão e da área jurídica em mais de dez orgãos públicos. Realizou estudos na Fundação Getúlio Vargas, Harvard Kennedy School e Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”. É professor e palestrante nas áreas de Governança, Gestão Pública e Direito Administrativo, tendo ministrado cursos e treinamentos na Enap, ESMPU, EAGU, EBRADI, IGCP,  dentre outros.

Vitor Maciel é Contador, Especialista em Auditoria Governamental, Mestre em Contabilidade com ênfase em gestão pública, Auditor de Controle Externo e Diretor Técnico do TCM/Ba, Professor titular da Universidade Federal da Bahia, Coordenador de cursos de graduação e pós-graduação.

Luana Carvalho é Graduada em Direito; Pós-Graduação: Direito Público – (Gestão Pública); Professora Universitária: Direito Penal, Comercial, Civil, Tributário e Administrativo; Servidora Pública: de carreira do Conselho da Justiça Federal, atuando como Subsecretária de Compras Licitações e Contratos; já atuou como Assessora Jurídica, Assessora Socioambiental, Assessora Técnica da Secretaria de Administração, Auditoria Interna na área de Licitações e Contratos e; Instrutora, ministrando curso na área de Licitações e Contratos para toda da administração pública, em especial aos órgãos superiores; pelo Centro de Estudos Judiciários – CEJ/JF e Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM – Educa ENFAM); Membro do Núcleo Técnico da Companhia Brasileira de Governança – CBG. Integrante do Comitê Gestor da Política de Governança das contratações do CNJ; Consultora técnica em licitações, contratos e conta-depósito vinculada – Auditoria Bancária: por 08 anos; Autora de artigos, notas técnicas, minutas de normativos, etc.. Fez parte do Comitê Técnico de Controle Interno do Judiciário. Fundadora do projeto “de bombeiro a pregoeiro” *(Governança). *Fundadora do projeto Day-DY (namics), que impulsiona a retenção de talentos nas áreas administrativas dos órgãos da administração pública, com análise de perfil comportamental e habilidades. Coordenadora Científica e idealizadora do Simpósio sobre licitações e contratos da Justiça Federal, com a edição de enunciados que servem de base doutrinária no auxílio às atividades desenvolvidas por servidores que atuam no macroprocesso de contratações.

Marcelo Barros Gomes é Mestre em Administração Pública e Políticas Públicas pela (LSE-UK) Auditor do TCU desde 1995 Ex- Subchefe da SAG Casa Civil Ex-Secretário Especial da Casa Civil Coordenador do Comitê Gestor BrasilOCDE e Secretário Executivo do Conselho de Ministros Brasil-OCDE (2019-2021).

Igor Alves de Sá e Souza é graduado em Administração Pública, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Finanças Públicas pela Escola de Contas Pedro Aleixo, do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), com MBA em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal. É Professor de Licitações, Contratos e Convênios no Consórcio CEDERJ/UAB. Autor de artigos acadêmicos com foco no planejamento governamental e na elaboração, implantação e avaliação de políticas públicas municipais, com experiência em diversos cargos de gestão e liderança em diversos municípios. Foi Diretor-Geral e um dos fundadores da Escola de Governo e Gestão de Volta Redonda-RJ. Premiado na Categoria Ouro no Prêmio Qualidade Rio (PQRio), por implantar práticas de planejamento e governança pública, e também vencedor do Prêmio de Boas Práticas de Transparência e Controle Social pelo TCE-RJ. Atualmente é Sócio Proprietário da VEG Consultoria e Treinamento, focada em assessorar, implantar e capacitar os servidores públicos sobre as práticas de governança nos pequenos municípios.

José Henrique Paim Fernandes é Professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas – FGV EBAPE e Diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV. Trabalhou durante onze anos (2004 a 2014) no Ministério da Educação, onde ocupou as funções de Ministro de Estado, Secretário Executivo e Presidente do FNDE. Foi Diretor da Área Social do BNDES (2015 a 2016). Economista formado pela UNISINOS-RS, cursou Mestrado em Economia pela UFRGS e possui o Título de Doutor Notório Saber em Educação pela UFRGS1 . Ao longo de sua trajetória pública, especialmente no Ministério da Educação, recebeu várias homenagens e condecorações em reconhecimento ao seu trabalho. No Estado do Rio Grande do Sul ocupou várias funções públicas e técnicas, sendo Secretário Municipal em Porto Alegre na área de Captação de Recursos e Cooperação Internacional e Secretário de Estado de Coordenação e Planejamento. Além disso, foi funcionário do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul – BADESUL.

Pedro Barretto é Advogado, Mestre em Direito e Economia, MBA/FGV em Dir.Tributário, Empeendedor Educacional, Empresário, Consultor Tributário, Escritor e Conferencista.

MAURO KREUZ .Administrador; pós graduado em administração; doutorado em ciências empresariais; professor, pesquisador e consultor em financas, estratégia e plano de negócios; presidente da THALENTHUS CONSULTORIA ASSESSORIA E CAPACITAÇÃO; Palestrante; Acadêmico Imortal da Academia Brasileira de Ciência da Administração; Membro do Conselho Consultivo da ANGRAD; Ex presidente e diretor do Conselho Federal de Administração; Ex presidente do CONSELHÃO – Fórum Nacional das Profissões Regulamentadas; Ex vice-presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo; autor dos livros ” o impacto do raciocínio estratégico nos resultados das empresas” e ” oportunidades comerciales hacia nichos de mercado”; Foi mantenedor, reitor, pró-reitor, diretor, chefe de departamento e coordenador de curso.

LOGIN